Até bem pouco tempo atrás, nós mulheres vivíamos sob a tremenda pressão de ter que nos encaixar em todos os padrões estipulados pela sociedade. Entre eles, o principal é o de beleza, que apesar de estar pouco a pouco se enfraquecendo, ainda insiste em apontar quais as formas perfeitas para nossos corpos – do nariz ao bumbum, nada é poupado, e o ideal Barbie enterra nossa autoestima e pisoteia nossa autoconfiança. Mas entre plásticas e tratamentos estéticos beirando o inaceitável, pelo menos a indústria de moda começou a enxergar a necessidade de se adequar a novos tempos e a antigos tamanhos, reais e ignorados, e o termo plus size ganhou destaque na mídia e cabides nas lojas. Ou seja, se antes as mais gordinhas não tinham acesso às tendências, hoje muitas marcas passaram a fabricá-las em tamanhos grandes (lá no fim desse post listamos algumas que estão no MorumbiShopping e suas grades de tamanhos.)

Mas vamos voltar um pouco no calendário? Lá pra folhinha de 2006, quando a Dove lançou sua campanha “Evolution” com o vídeo aí embaixo. Dê o play e acompanhe Stephanie Betts passar por todo tipo de intervenção até se transformar na garota que estampa um outdoor. Na ocasião a marca sacudiu muitas cabecinhas ao redor do mundo ao provar que capas de revistas eram falsas, e que conceitos de beleza não podiam mais ser suportados.

Desde então a ideia de que beleza existe em todos os tamanhos ficou mais clara, alcançando clareza máxima ao ser personificada por Ashley Graham, uma top model plus size. Ashley conquistou capas de duas revistas importantíssimas: da Vogue e da edição de biquinis da Sports Illustrated – que em toda sua história só havia retratado modelos com corpos magros.

Junto com as capas de revistas vieram os convites para desfilar para as marcas internacionais mais conceituadas, e nessa última temporada Ashley Graham apresentou looks da nova coleção de Michael Kors. Belíssima, diga-se de passagem.

Infelizmente o ser humano nunca estará livre de críticas. Mesmo após ser aceita como padrão de beleza, Ashley conta que continua sendo vítima de comentários maldosos. “As pessoas vão até minhas redes sociais e comentam que têm vergonha de mim porque eu sou muito grande, porque eu sou muito pequena, porque eu não sou boa o suficiente para os meus padrões… mas, no final do dia, eu sei que sou boa o suficiente pra mim.”, desabafou à Vogue América. E o que mais imposta, não é mesmo?

 

E como as reflexões sobre a moda plus size são extremamente atuais e importantes, no próximo domingo (29/10) o MorumbiShopping promove o 1º MorumbiShopping Experience, evento que vai reunir a influenciadora Mel Soares, a blogueira e personal stylist Natália Nascimento e a publisher e especialista em moda e diversidade Sandra Teschner para um bate papo sobre a mulher moderna, moda, beleza e bem-estar lá no Teatro MorumbiShopping. Garanta sua entrada pelo Ingresso Rápido ou direto na bilheteria do Teatro, e se você for uma das primeiras a chegar no evento ainda vai ganhar um clique feito pelo fotógrafo Sávio Marcos.

 

Fotos: Oprah, Vogue, Sports Illustrated.

Da Redação